Quer saber como um biodigestor urbano pode te ajudar a economizar e, ainda, ajudar o meio ambiente? Então continue lendo este post e descubra como ser mais sustentável.

De acordo com o químico francês Antoine Laurent Lavoisier:

“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

O que ele observou lá nos anos de 1.780 até hoje ainda não é compreendido pela maioria das pessoas, apesar de óbvio. As árvores crescem, vivem e morrem; os animais, num ciclo geralmente muito menor, nascem, vivem, envelhecem e morrem. Talvez o ciclo mais bem compreendido é o próprio homem.

“Tu és pó e ao pó da terra retornará” (Gn 3, 19).

Mas é estranho que, mesmo diante de tantas evidências, até hoje não conseguimos ter o mesmo olhar para os nossos resíduos. Produzimos cada vez mais resíduos e enviamos tudo para algum tipo de tratamento. Se não fosse a enormidade de resíduos produzidos, talvez isso fizesse algum sentido. Porém, hoje, a humanidade está produzindo toneladas e toneladas de resíduos todos os dias e a maquininha chamada natureza já não está dando conta de fazer todo o trabalho sozinha. Cabe, assim, aos sapiens dar uma forcinha. Isto pode ser feito de várias formas.

O biodigestor urbano portátil da BGS Equipamentos, o Lavoisier, é uma delas. Ele permite, através de um hábito diário de cuidado com o resíduo individual que cada um de nós produzimos, transformar restos de alimentos em gás para cozinha e em um rico biofertilizante para criação de hortas orgânicas.

Lavoisier, biodigestor urbano portátil para produção de biogás, energia e adubo

 

Lavoisier: como funciona o nosso biodigestor urbano?

Medindo aproximadamente 1,60 m x 1,30 m, este biodigestor doméstico pode ser instalado em qualquer lugar: no quintal da sua casa, na escola ou no campo. O biodigestor é feito com peças metálicas e chapas estruturantes. A estrutura reforçada funciona como uma estufa que ajuda na maior produção de biogás. Como todo o resíduo que você jogar nele vai se transformar em gás e adubo, achamos justo batizá-lo de Lavoisier: “nada se perde, tudo se transforma”.

 

Você pode olhar para o Lavosier de duas formas. Pode ser uma casinha de bactérias, mas também pode ser uma caixa mágica onde você transforma restos de alimentos em coisas boas. Mas entenda: ele faz mágica e não milagre. Por isso, preste atenção às restrições, meu camarada!

 

O que NÃO PODE colocar no biodigestor urbano Lavoisier?

  • Não coloque mais do que 10 kg de resíduos sólidos por dia.
  • Não coloque restos cítricos, ossos e caroço de frutas. (Isso dará uma dor de barriga nas bactérias, hahaha, e a mágica não vai dar certo.)

 

E o que PODE ir no biodigestor?

Coloque restos de alimentos, vegetais e dejetos animais. Mas não esqueça: no máximo, 10 kg por dia!

O que pode ir no biodigestor? Resíduos vegetais, restos de alimentos e fezes de animais domésticos.

 

Qual o retorno do investimento no biodigestor?

Quando a gente instala um biodigestor Lavoisier, montamos um casinha para bactérias e você vai fornecer alimento a elas todos os dias. Sim, para você é resto, mas para elas é comida, e dá boa! Elas vão se alimentar e vão produzir biogás e biofertilizante: aproximadamente 7 kg de gás por mês e pouco mais de 500 litros de adubo orgânico da melhor qualidade. Mas não é só isso não, pessoal!

O biodigestor urbano Lavoisier retorna cerca de 7 quilos de biogás por mês (equivalente a meio botijão de gás) e até 500 litros de biofertilizante por mês.

Instalar um Lavoisier também contribui para diminuir os efeitos do aquecimento global. Pasmem, a contribuição é enorme. Apenas um ano operando o Lavoiser produz o mesmo impacto positivo que plantar 11 árvores e esperar elas crescerem até 20 anos de idade. Todo o gás carbônico que essas 11 árvores absorveriam durante todos estes longos 20 anos é o que o nosso biodigestor urbano deixa de emitir para a atmosfera em um único ano. Quando você não deixa o metano escapar e destrói ele durante a queima no fogão, você está contribuindo para combater o efeito estufa. Não é sensacional?!

 

Quer fazer parte dessa transformação?

Torne seu dia a dia mais sustentável.

Fale conosco e faça seu orçamento:
🗨 (41) 98701-2009
📞 (41) 3024-2319
📷 @bgsequipamentos
📧 [email protected]

Abrir o chat
Fale com um especialista