Biodigestores são, como gostamos de dizer, casinhas de bactérias que se alimentam de resíduos orgânicos, transformando-os em biogás e fertilizante orgânico. Um biodigestor é uma excelente solução para os dejetos produzidos na agropecuária, com economia de recursos hídricos e promoção do saneamento rural, e produz energia, que possibilita reduzir os altos gastos neste segmento.

Leia também: O que é e como funciona um biodigestor?

Os biodigestores da BGS são acessíveis, fáceis de instalar e foram desenvolvidos pensando no pequeno produtor rural. Eles podem ser adquiridos individualmente ou no kit biodigestor, um conjunto de equipamentos que facilitam a utilização do biogás: válvula, purificador, balão de armazenamento, bomba de biogás e fogão. Para médias propriedades, também é possível realizar a instalação em módulos, ou seja, de mais de um biodigestor, aumentando a capacidade de dejetos comportados e animais atendidos.

Dentre as possibilidades de retorno do investimento em um biodigestor estão:

  • utilizar o biogás para cozinhar
  • utilizar o biogás para aquecer água e limpar os equipamentos de ordenha, reduzindo os custos com energia
  • produzir fertilizante (adubo) orgânico para sua horta
  • produzir energia elétrica através da combustão do biogás
  • e muito mais!

Para saber mais, leia: O que é biogás?

Nossos biodigestores são fabricados com um resistente PVC de três camadas, sendo uma delas especialmente tratada para proteção contra os raios ultravioletas, logo, não é obrigatório construir uma cobertura. A BGS Equipamentos disponibiliza kits de 1, 2, 5, 10 e 20 m³. Cada um deles se encaixa certinho em algum propósito de projeto e no bolso do cliente. Confira abaixo todos os nossos modelos.

Biodigestor rural de 1m³

Nosso menor modelo, comporta até 15kg de dejetos animais por dia.

Biodigestor rural de 2m³

Ideal para quem quer produzir 1 botijão de gás por mês, este modelo comporta até 30kg de dejetos animais por dia.

Biodigestor rural de 5m³

Este modelo comporta até 75kg de dejetos animais por dia, ideal para quem tem cerca de 10 vacas ou 25 suínos.

Biodigestor rural de 10m³

O primeiro modelo lançado pela BGS, o biodigestor de 10m³ comporta até 150kg de dejetos animais por dia.

Biodigestor rural de 20m³

Por fim, nosso maior modelo, que comporta até 300 kg de dejetos animais por dia.

Mas… qual o melhor tamanho para minha propriedade?

Uma das coisas mais importantes para você ter sucesso na instalação do seu biodigestor é entender a relação entre o tamanho do biodigestor e a quantidade máxima de restos orgânicos que podemos jogar lá dentro todos os dias.

Como falamos antes, entenda o biodigestor como uma casinha de bactérias. Biodigestores muito pequenos são quitinetes; biodigestores pequenos, apartamentos de dois quartos; biodigestores médios, são casas bacanas; e biodigestores grandes, mansões. Quanto maior a casa, mais gente pode morar nela, e quanto mais gente, mais comida será necessária. Aqui ficou óbvio que, quanto maior o biodigestor, mais bactérias podem morar lá dentro e, logo, maior a capacidade do biodigestor digerir os restos orgânicos. O segundo nível de raciocínio é, e se tivermos mais alimentos que o necessário? Ah, então as pessoas da casa vão comer o que precisam e o que sobrar vai apodrecer, vai trazer mau cheiro e talvez doenças.

O mesmo racional se aplica a casa das bactérias, o biodigestor. Se houver excesso, isso não será consumido pelas bactérias, irá aumentar o pH do meio e interferir na reprodução bacteriana e por conseguinte na produção de biogás. Legal isso né? Então, na hora que você for fazer o seu projeto, pense muito na quantidade de restos orgânicos e o tamanho do seu biodigestor.

 

Conte com a expertise da BGS Equipamentos para definir o tamanho ideal de biodigestor para suas necessidades e objetivos.

Fale conosco e solicite seu orçamento:
🗨 (41) 98701-2009
📞 (41) 3024-2319
📷 @bgsequipamentos
📧 [email protected]

Fale com um especialista